Áreas de interesse
Simulações de escoamentos
Fluidos complexos estão cada vez mais presentes em diversos setores industriais, tais como a indústria de cosméticos, comestíveis, petróleo, minérios.
As simulações numéricas realizadas permitem entender e otimizar processos. Experimentos de visualização são também realizados para o melhor entendimento do efeito do comportamento dos fluidos em diferentes situações de interesse. Alguns exemplos: escoamento através de uma expansão e contração; escoamento de bolhas em fluidos viscoplásticos.

Transferência de Calor
Devido ao diferente comportamento dos fluidos complexos, a transferência de calor pode ser significativamente alterada, quando fluidos complexos são utilizados. Simulações de fluidos complexos envolvendo transferência de calor também são desenvolvidas e analisadas.
Modelagem
A modelagem do comportamento não Newtoniano é feita através de diferentes equações constitutivas, diferentes das conhecidas Leis de Viscosidade de Newton (que descreve o comportamento de fluidos Newtonianos) e da Lei de Hooke (descreve os sólidos elásticos). O estudo das equações e o desenvolvimento e testes de novas equações é também um tema de grande interesse da comunidade científica e de grande importância para a indústria
Medidas de viscosidade extensional de materiais viscoelásticos


Medidas de viscosidade cisalhante

Campo de tensões – fluido visco-elastoplástico

Caracterização de fluidos
Para entender o comportamento dos fluidos é necessário fazer a sua caracterização reológica e medir suas propriedades. Um exemplo é a viscosidade, que para um fluido Newtoniano (como água e óleos) é simples de ser medida e depende apenas da pressão e temperatura. Num fluido complexo, a viscosidade é função do escoamento também. A caracterização reológica é um tema de estudo importante tanto do ponto de vista científico, como do ponto de vista industrial, e está em constante desenvolvimento. Técnicas de medições e novos equipamentos são continuamente propostos e analisados.

