Áreas de interesse

...

Escoamento no reômetro

Simulações de escoamentos


Fluidos complexos estão cada vez mais presentes em diversos setores industriais, tais como a indústria de cosméticos, comestíveis, petróleo, minérios.

As simulações numéricas realizadas permitem entender e otimizar processos. Experimentos de visualização são também realizados para o melhor entendimento do efeito do comportamento dos fluidos em diferentes situações de interesse. Alguns exemplos: escoamento através de uma expansão e contração; escoamento de bolhas em fluidos viscoplásticos.

Campo de viscosidades – fluido visco-elastoplástico
...

Transferência de Calor

Devido ao diferente comportamento dos fluidos complexos, a transferência de calor pode ser significativamente alterada, quando fluidos complexos são utilizados. Simulações de fluidos complexos envolvendo transferência de calor também são desenvolvidas e analisadas.

Modelagem

A modelagem do comportamento não Newtoniano é feita através de diferentes equações constitutivas, diferentes das conhecidas Leis de Viscosidade de Newton (que descreve o comportamento de fluidos Newtonianos) e da Lei de Hooke (descreve os sólidos elásticos). O estudo das equações e o desenvolvimento e testes de novas equações é também um tema de grande interesse da comunidade científica e de grande importância para a indústria

Medidas de viscosidade extensional de materiais viscoelásticos


Medidas de viscosidade cisalhante


 
 

Campo de tensões – fluido visco-elastoplástico